Artigos

Foi importante eu resumir para eles o meu entendimento. Estavam cansados, magoados, necessitavam de respeito e reconhecimento. Ratificaram, se sentiram acolhidos.

Também conferi o que desejavam falar. É indispensável verificar o conteúdo que querem tratar e decidiram sobre a convivência e educação dos filhos e a empresa.

Retomaram a conversa e em um determinado momento foram duros nas palavras e colaborei fazendo um espelhamento exatamente do que diziam. Eles falavam, mas não se ouviam.

O papel do mediador é ajudar a transformar a qualidade da interação, daquela relação conflituosa, partindo de uma interação negativa e destrutiva para uma interação positiva e construtiva, explorando várias questões e possibilidades, como a de ouvir.

É natural quando estamos inseguros , confusos, temerosos, sermos reativos, defensivos, hostis, desconfiados, fechados. É necessário resgatar a interação para a melhoria do relacionamento. A qualidade e a clareza da comunicação.

Falar sobre o assunto é muito importante e mais ainda ter a capacidade de ouvir.

Realizei uma dinâmica com eles. Deixei um ‘trabalho de casa’, uma história do livro Era Uma Vez do Instituto Girasol do Brasil, para que identificassem o que tinha de negativo naquela situação e o que poderia ser observado como positivo.

Convido você a fazer o mesmo. Veja a história ao lado.

Os artigos mais lidos

Como são resolvidas as questões na sua empresa familiar?

Como são resolvidas as questões na sua empresa familiar?

Essa comemoração só foi possível porque a família, de forma consensual, resolveu as questões relacio...

Saiba mais
Como você reagiria nessa situação?

Como você reagiria nessa situação?

E assim acontece a espiral dos conflitos, quando alimentamos a tensão e não conseguimos expressar a ...

Saiba mais
Amor próprio

Amor próprio

Use para seu bem estar emocional e mental. Valorize suas necessidades e respeite seus sentimentos....

Saiba mais